• Lembrar senha
    CFOP: Entenda o que é isso!


    O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) foi criado na década de 70 no dia 15/12/1970 através do convênio S/N.

    O CFOP é um código que está presente em toda nota fiscal eletrônica, identificando o Código Fiscal de Operações e Prestações de cada produto. Além de estar em alguns tipos de notas fiscais, o código CFOP também é utilizado em livros fiscais, entre outros locais.

    O Código Fiscal de Operações e Prestações está presente nas operações de entrada e saída de mercadorias ou prestações de serviços, esse código fica presente nas notas fiscais para identificar certas operações.

    Variações do CFOP

    Existem mais de 600 variações do CFOP e cada uma delas identifica uma operação diferente, de entrada ou de saída de mercadorias ou prestações de serviços.

    Na legislação atual, todas as variações do CFOP contêm quatro dígitos, sendo que, para cada operação, existe uma numeração específica.

    Nas operações de entrada de mercadorias ou serviços, o inicio do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) vai ser:

    • Quando o código CFOP iniciar como o número 1 ele vai indicar operações estaduais.
    • Quando iniciar com o número 2, ele vai indicar operações fora do estado.
    • Quando iniciar com número 3, ele vai indicar operações internacionais.

    .

    Nas operações de saída de produtos ou serviços os números presentes no inicio do CFOP vão ser os seguintes:

    • 5 para operações estaduais
    • 6 para operações fora do estado
    • 7 para operações internacionais

    A importância do CFOP

    O código Fiscal de Prestações de Operações e Prestações, o CFOP, deve ser identificado corretamente. Caso ele não seja identificado corretamente o contribuinte vai cometer um erro e poderá ser prejudicado por isso.

    Se o CFOP não estiver identificado corretamente, o recolhimento de impostos vai ser feito de maneira errada, o que pode gerar punições.

    O contribuinte que não identificar o CFOP corretamente poderá estar pagando imposto a mais ou a menos, e esse contribuinte vai acabar recebendo punições que poderiam ser evitadas.

    Enfim, busque o auxílio de um profissional de contabilidade competente para que ele possa realmente te ajudar, procure um contador que tenha experiência e não cometa erros, assim você vai evitar dores de cabeça desnecessárias. Pois você vai evitar gastos e estresses com penalidades, por conta de um erro que poderia ser evitado. 

    Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

    Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

    Fonte: JornalContábil | 11/10/2021

    1
    Olá, posso ajudar?
    Powered by